PARCEIROS

PARCEIROS

36 entidades
A Agenda será liderada pela EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica e Automóvel e o desenvolvimento de cada produto e serviço será (co)liderado por fortes players nacionais e com experiência consolidada em projetos de grande dimensão, capitalizando o seu know-how e propondo-se desenvolver competências conjuntamente com os demais copromotores.

Globalmente, a Aero•Next Portugal conta com um pacto de inovação de 36 entidades: pequenas, médias e grandes empresas, centros de investigação, universidades e politécnicos e as nossas Forças Armadas.

ETI
Fornece soluções de treino para as indústrias de defesa e aeronáutica. O seu propósito é desenvolver e integrar soluções avançadas de treino personalizadas para as necessidades específicas de cada cliente. A empresa fornece soluções de treino operacional e de manutenção, através de uma variedade de dispositivos onde se incluem dispositivos para treino assistido por computador (CBT), dispositivos para treino de procedimentos (freeplays) até aos sistemas de treino operacional. A ETI assume que o papel do integrador é procurar as soluções mais adequadas para os clientes, quer no domínio da defesa, quer em qualquer outro domínio onde existam sistemas complexos que requerem proficiência na sua operação. WP ARX: Responsável pelo desenvolvimento do simulador de treino. WP ILAN VR: irá participar na definição, estruturação e desenvolvimento de documentação técnica que vai permitir operar e sustentar o drone de inspeção de aeronaves.
Exército Português
Enquanto ramo das Forças Armadas portuguesas, cabe ao Exército Português participar na defesa militar da República; assegurar a geração, preparação e sustentação de forças e meios da componente terrestre do Sistema de Forças; participar em missões internacionais no âmbito das Organizações Internacionais; participar em missões no exterior do Território Nacional, num quadro autónomo ou multinacional; executar ações de cooperação técnico-militar; cooperar, nos termos da lei, com as Forças e Serviços de Segurança; colaborar em missões de proteção civil; colaborar em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações; executar atividades no domínio da cultura, designadamente de preservação e divulgação do seu património. WP ARX: irá participar na validação e integração operacional de desempenho dos novos sensores e, conjuntamente com a FAP e a Marinha, nos requisitos, operações, orientação, ensaios e validação operacional das soluções desenvolvidas.
Força Aérea Portuguesa (FAP)
Enquanto ramo das Forças Armadas portuguesas, a FAP tem como missão cooperar de forma integrada na defesa militar do país, através da realização de operações aéreas, e na defesa aérea do espaço nacional, bem como missões civis. Embora possua largas competências de pilotagem de aeronaves tradicionais, esta não abrange ainda UAS de grande dimensão. WP ARX:a FAP irá desenvolver um programa de formação de piloto remoto de UAS classe III, de forma a capacitar a FAP de competências de 11 pilotagem de UAS no WP ARX. WP ILAN VR: valendo-se da sua posição de relevo no sector, a FAP desenvolverá ações de divulgação do produto a desenvolver.
GMV
Fornece serviços de consultoria, engenharia, desenvolvimento de software e integração de sistemas chave para o setor aeroespacial e de defesa, possuindo uma relação de longa data com integradores como a Airbus. O Centro de Excelência para Aviónica Modular Integrada da GMV visa sistemas aviónicos inovadores, tendo-lhe sido concedido um projeto do Clean Sky em consórcio com as empresas Zodiac, Dassault e Airbus. WP ARL: Assume a liderança do projeto de desenvolvimento do sistema de missão da aeronave, concebido de raiz para atender a transversalidade de funcionamento e versatilidade do avião. WP ARX: Em colaboração com o ISEP, foca o seu contributo na especificação de um sistema operativo embarcado, em tempo real seguro, tendo por base uma arquitetura ARM, capaz de responder aos mais desafiantes requisitos de processamento de informação, necessários para o cumprimento das missões realizados por RPAS.
idD - Portugal Defence
Tem como missão executar as políticas setoriais da Defesa, através da consolidação de um centro público de decisão empresarial capaz de alavancar os novos instrumentos financeiros, nacionais e europeus, numa linha de criação de valor no quadro de um novo contexto da Política de Defesa Europeia, tendo simultaneamente em vista a dinamização da Economia de Defesa, designadamente a promoção e apoio no aumento da competitividade das empresas pertencentes à Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID). A sua ação foca-se na valorização da interface entre as Forças Armadas, as empresas, as universidades e centros de investigação e as organizações internacionais. A IDD efetua a articulação com os ramos da Defesa Nacional, no contributo para a identificação das necessidades que os ramos consideram para as aeronaves do tipo do ARX. Efetua ainda a coordenação com entidades governamentais reguladoras e estabelece redes de contactos com entidades de segurança governamental e da Defesa para recolha de interesses no resultado do Programa e apoia as operações de divulgação e de comunicação Nacional e Internacional do mesmo.
INEGI
É um centro de interface tecnológico vocacionado para a realização de atividades de investigação e de inovação de base tecnológica, transferência de tecnologia, consultoria e serviços tecnológicos. O INEGI possui uma vasta experiência na gestão de projetos de inovação, bem como no suporte à certificação (e.g. projeto XAeroStructures). WP UAS ARX - Capitalizando as suas competências de gestão de projetos, o INEGI encontra-se responsável pelo desenvolvimento e transferência de tecnologia. WP ProAero3D - colabora no desenvolvimento do Programa e na otimização de componentes para serem produzidas por fabrico aditivo
Instituto Politécnico de Setúbal
Como resultado do forte investimento nos últimos anos na promoção de atividades de investigação pelo IPS, resultou a criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Produto e Transferência de Tecnologia (CDP2T), reunindo competências na área dos materiais, caracterização mecânica, cálculo estrutural e tecnologia mecânica na área estratégica do fabrico aditivo. WP ProAero3D: O IPS possui experiência na área de fabricação 8 aditiva em polímeros, pelo que tem um papel fundamental no apoio científico e transferência para as empresas envolvidas no programa ProAero3D. WP ILAN VR: o IPS irá desenvolver o drone que receberá os sensores para realizar a inspeção da aeronave WP ARL: participa nos estudos para incorporação da tecnologia de fabrico aditivo em peças avião e ferramentas de montagem.
ISQ
Entidade privada e independente, que oferece serviços nas áreas de inspeção, formação e consultoria técnica, apoiados em atividades de investigação e desenvolvimento e laboratórios acreditados. A sua missão visa contribuir para a melhoria contínua da indústria e dos serviços portugueses, com a consequente projeção internacional, prestando serviços de transferência e desenvolvimento de tecnologia, inovação de produtos e processos, estruturação de processos de gestão e controlo da qualidade, higiene e segurança, controlo energético e ambiental e valorização sistemática dos recursos humanos. WP ARX: participa, conjuntamente com a FEUP, nos testes para propulsão futura elétrica com base em células de hidrogénio.
IST
É uma entidade do sistema de ensino superior, na área da engenharia, reconhecida a nível nacional e internacional, pelo ensino, investigação e inovação. É uma entidade relevante na criação e transferência de conhecimento científico e tecnológico. Como tal, possui um conjunto de capacidades associadas aos processos de transformação digital. WP ARX: desenvolverá em parceria com o IST, tecnologia SWARM para multi-sistemas drones (Transformação digital de operações).
IST-ID
É uma instituição privada sem fins lucrativos fundada pelo Instituto Superior Técnico para realizar atividades de C&T, promovendo a transferência de conhecimento e conduzindo atividades de I&D e inovação em áreas como a engenharia aeroespacial e mecânica. WP ARX desenvolverá em parceria com o IST, tecnologia SWARM para multi-sistemas drones (Transformação digital de operações).